-
Arquitetos: Picharchitects/Pich-Aguilera
- Área: 450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Simón García
-
Fabricantes: Alfa Metal, Arsagmetal, Ferralia, Font Fusters, Global vertical, Holcim, MAUSA, Piera, Pintors Arrahona, Pladur, Proyección Vallés, RIVISA, STEN, VAYSER, VIFIRE
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolveu um trabalho detalhado para justificar e acordar com a Prefeitura de Barcelona seu impacto, sua fluidez com o edifício existente e sua definição, a fim de integrar-se com o pavilhão projetado e construído por Gaudí.
Após analisar a estrutura do Pavilhão e estudar as diferentes possibilidades de localização das escadas de evacuação, foi proposta uma escadaria externa, limitando-a à área central da fachada lateral, no intuito de respeitar a modulação existente. Sua posição coincide com o final de um corredor interno que dá acesso a todas as salas e se conecta longitudinalmente com uma segunda escadaria. O volume de acesso do edifício Gaudí e algumas de suas grades, seus ritmos, transparência e textura são usados como referência.
O projeto propõe um volume e um invólucro com uma composição em elementos vazados cerâmicos tradicionais, com o evidente interesse de que através dele seja possível ver a fachada do pavilhão existente e compreender os diferentes períodos de intervenção. A escadaria é projetada com elementos metálicos pré-fabricados montados no local. O projeto estudou cuidadosamente a vista do "Edifício Gaudí", tanto do lado de fora como de dentro. A proposta permitiu a passagem ao seu redor, assim como dignificou um espaço residual da escola.